terça-feira, 18 de março de 2014

"Torcida Unida, Jamais Será Vencida."


Conforme se tem divulgado nas redes sociais, as torcidas organizadas do Fluminense planejam para o próximo sábado, dia 22 de março, uma reunião entre seus presidentes e principais integrantes, visando à sua união nas arquibancadas, em prol de apoio uníssono ao Tricolor nas arquibancadas.

Realmente, trata-se de ideia louvável, que já deveria ter sido implementada há mais tempo.

Quem vai ao Maracanã, com não rara frequência, percebe nos ouvidos a discrepância de cânticos e sons que ecoam pela arquibancada. Essa balbúrdia sonora não produz nos jogadores, seus principais destinatários, o efeito a que se destina: o incentivo.

É, sem dúvida, mais empolgante e mais emocionante, sentir a vibração da torcida a uma só voz e ter a certeza de que os jogadores, dentro de campo, também estarão recebendo toda essa enrgia positiva.

Para que essa medida seja eficaz, porém, é preciso que não somente as torcidas organizadas façam parte dessa iniciativa.

Os movimentos autônomos de torcedores do Fluminense, como a Bravo 52 e a Legião Tricolor, esta última uma das pioneiras na reformulação do modo de torcer nos estádios, incentivando incessantemente durante a partida, podem e devem integrar essa iniciativa, em que pese não serem consideradas, tecnicamente, torcidas organizadas.   

Sem a participação integral da torcida, a tendência é a de que o movimento se desgaste com o tempo e não atinja a sua finalidade.

Estamos às vésperas do início das competições mais importantes do ano e, portanto, chegou o momento de torcidas organizadas e outros movimentos de apoio ao Fluminense nas arquibancadas apararem suas arestas, amadurecerem e trabalharem unicamente em prol do clube que amamos.

Se não houver a completa união nas arquibancadas, a iniciativa, longe de unir as torcidas, será, na verdade, um movimento de cunho separatista entre organizadas, de um lado, e Bravo e Legião de outro.

Somente o Fluminense perderá com isso.

Unir, sim, mas que a união seja absoluta, democrática e priorize, sempre, o Fluminense Football Club.

Avante, Fluminense! ST
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário