quarta-feira, 19 de março de 2014

Copa do Brasil: Prioridade para o Fluminense.


Inicia-se para o Fluminense, nessa quinta-feira, a Copa Sadia do Brasil de 2014. O Tricolor estreará contra o Horizonte/CE e luta pelo bicampeonato da competição.
 
Trata-se da 26ª edição dessa competição organizada pela Confederação Brasileira de Futebol, cuja estreia foi em 12 de março, com seu término previsto para o dia 26 de novembro.

Os 80 times classificados para a competição foram divididos em oito grupos (A a H) com dez clubes cada, de acordo com Ranking da CBF. A partir daí, os cruzamentos entre os grupos foram os seguintes: A x E; B x F; C x G e D x H. Na fase de oitavas-de-final, haverá um novo sorteio, já com a inclusão das seis equipes que disputam a Copa Libertadores da América de 2014.
 
Como se nota do quadro abaixo (clique para ampliar), cuida-se da mais democrática das disputas futebolísticas nacionais, onde clubes de todos os estados da federação, classificados a partir das melhores posições em seus campeonatos regionais, têm o direito de enfrentar os times da primeira grandeza do futebol nacional.

Exatamente por isso, por exemplo, Santo André e Paulista de Jundiaí, já foram campeões da competição.

O Fluminense foi o campeão da Copa do Brasil em 2007, sob o comando de Renato Gaúcho que, agora, tem a oportunidade de conduzir a equipe ao bicampeonato da competição.

Em 1992, o Tricolor foi vice-campeão, tendo perdido o título num jogo polêmico contra o Internacional/RS em que, precisando apenas do empate por ter vencido o primeiro jogo em casa por dois a um, foi derrotado pelo clube gaúcho com um pênalti escandalosamente inventado pelo árbitro José Aparecido de Oliveira no jogo de volta no Rio Grande do Sul.

Além do título, é claro, a maior recompensa seria o retorno à disputa da Taça Libertadores da América de 2015, competição a que o Fluminense passou frequentar com assiduidade nos últimos anos, tendo sido vice-campeão em 2008 e disputado em sequência os torneios de 2011, 2012 e 2013.

Portanto, trata-se de disputa fundamental para as pretensões do Fluminense na temporada. Seu estilo mata-mata não envolve a necessidade de um elenco apurado em qualidade e quantidade, como se exigiria, por exemplo, para o campeonato brasileiro e os adversários, ao menos nas primeiras fases, não deverão estar entre as principais equipes do futebol nacional.

Oportunidade ímpar para um time que, ao que parece, não será mais qualificado por reforços de “peso” e que, na “conta do chá”, com disposição e um pouco de sorte, pode surpreender e trazer para as Laranjeiras uma taça que seria muitíssimo bem-vinda.

Avante, Fluminense! ST.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário