quinta-feira, 13 de março de 2014

A Necessidade de Novas Ações de Marketing.


O Fluminense é uma marca de primeira grandeza que, devidamente explorada pelo seu departamento de marketing, poderá trazer ótimo retorno financeiro ao clube, através de uma ampla visibilidade nacional e internacional, fator que alavancará a venda de produtos licenciados, com parte desses valores revertendo aos seus cofres.

Mas a divulgação positiva da sua imagem, além do retorno financeiro propriamente dito, atrai, também, novos torcedores, o que não deixa de ser uma potencial fonte de novos recursos. (projeto sócio-torcedor, aquisição de produtos licenciados, público pagante em estádios, loterias etc).

Não vejo, porém, atualmente, uma ação positiva de marketing que explore de forma efetiva todo o potencial da marca Fluminense.

E não falta oportunidade para tanto. Jogadores como Fred, Conca e, até mesmo, Walter, deveriam ser utilizados como protagonistas de campanhas publicitárias para o clube, a fim de atrair mais torcedores e mais receita.

Recentemente, também, o departamento de marketing Tricolor criou o Projeto "Tricolor em Toda a Terra", cujo objetivo seria levar o nome Fluminense aos locais por onde o time jogasse, seja no Brasil ou fora dele (por ocasião das disputas na Taça Libertadores da América), visando à sua divulgação interna e externa, oportunidade em que se pretendia a internacionalização da marca.

Trata-se de uma excelente iniciativa que, porém, para trazer resultados efetivos, deveria ser, também, manejada por outro viés, funcionando não apenas nas oportunidades em que o time viaja para outros estados ou mesmo para o exterior, mas aproveitando o inesgotável potencial turístico de nossa cidade.

Todos que frequentamos o Maracanã em dias de jogos, sabemos da enorme quantidade de turistas estrangeiros que vão conhecer o estádio, um dos maiores pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Não seria dispendioso, nem trabalhoso, criar-se um "kit" contendo, por exemplo, uma revista que contasse a história do clube traduzida para o inglês, uma flâmula, um botton ou um adesivo, que fosse distribuído aos turistas na chegada ao estádio.

Imagine-se o efeito dessa singela ação para a internacionalização da marca tricolor.

Milhares de pessoas, todos os anos, levando os "Kits Tricolores" para seus países de origem, tornando-se, por afeição, novos torcedores do Flu nos mais diversos rincões do planeta e o melhor, repercutindo a nossa história e a nossa imagem num processo de verdadeira internacionalização da marca.

O Fluminense é um diamante bruto que precisa ser lapidado e mostrado ao Mundo; e a iniciativa está logo ali, ao alcance dos seus administradores.

Não é difícil, não é caro, basta querer.

Avante, Fluminense! ST

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