O Presidente Peter Siemens anunciou que está
prestes a antecipar a renovação do contrato do Fluminense com a marca esportiva
alemã Adidas, que venceria apenas em maio de 2015. As tratativas, segundo
consta, estão avançadas e o Tricolor deverá ter um novo contrato em condições
melhores que o atual.
É uma boa notícia. Resta saber se o novo
contrato considerará a grandeza da marca Fluminense.
Numa breve comparação entre os grandes clubes
patrocinados pela Adidas no Brasil, o Flu é o menos valorizado pela empresa
esportiva.
O flamengo, nosso arquirrival, por exemplo,
fechou com a Adidas, em maio de 2013, um contrato por dez temporadas (anos) em
que receberá diretamente R$35,6 milhões nas primeiras cinco temporadas e R$40,6
milhões nas cinco últimas.
O Palmeiras tem um contrato válido desde 2010,
cujo prazo de duração é de quatro temporadas, sendo que nas três primeiras
recebeu R$17 milhões anuais e na última o aporte foi de R$19 milhões. O clube
paulista planeja melhorar ainda mais esses valores para este ano, data em que comemora
o seu centenário, planejando equiparar seu contrato ao do rubro-negro.
Abaixo de todas as cifras milionárias pagas a
flamengo e Palmeiras, surge o contrato com o Fluminense de R$9 milhões anuais (reajustado no fim de 2013 para R$10 milhões anuais). É um acordo claramente defasado
e subdimensionado.
Desconsiderando a força da marca e o potencial
aquisitivo da torcida tricolor, a Adidas desprestigia o Fluminense dando-lhe um
aporte mais de quatro vezes menor do que o do clube de regatas e duas vezes
menor do que o pago ao Palmeiras.
E o desprestígio não é só financeiro. A empresa
desrespeita a torcida tricolor quando não abastece a contento o comércio
varejista com produtos e os cria, por vezes, com gosto duvidoso.
A Adidas é referência mundial. Veste alguns dos
maiores clubes e seleções do Mundo e a qualidade de seus produtos é inquestionável.
Por isso, o Fluminense precisa ser respeitado,
alçado ao patamar que merece, de um dos maiores clubes do futebol brasileiro. Não
consigo enxergar um bom contrato para o Flu que seja inferior a R$30 milhões
anuais, de início, aumentado progressivamente, nos moldes do rival.
Creio que o novo acordo do Palmeiras deverá ser
algo próximo desse patamar e não podemos receber menos do que o clube paulista.
A valorização do Fluminense é medida que se impõe,
porque o desequilíbiro entre o que a Adidas fatura com o Tricolor e o que
repassa ao clube é abissal. Nosso contrato está absolutamente defasado.
E um novo acordo viria em boa hora, na medida
em que supriria, em parte, a gradativa redução da injeção financeira de nossa
patrocinadora master, a Unimed.
Como as negociações para a antecipação da
renovação do contrato estão bem adiantadas, imagino que o Flu tenha, a partir
desse novo contrato, a valorização que merece, não apenas pelo aporte
financeiro direto, mas pela maior atenção da Adidas ao torcedor tricolor, seu
consumidor final.
Imprescindível, assim, que a Adidas respeite o Fluminense, mas que, principalmente, o Fluminense faça-se respeitar. Um contrato é um acordo de vontades e só deve ser concretizado se for bom para ambas as partes.
Avante, Fluminense! ST
Imprescindível, assim, que a Adidas respeite o Fluminense, mas que, principalmente, o Fluminense faça-se respeitar. Um contrato é um acordo de vontades e só deve ser concretizado se for bom para ambas as partes.
Avante, Fluminense! ST
O Fluminense deveria procurar um fornecedor de material esportivo que respeite o clube e o torcedor, tem as marcas Americanas que tem qualidade até superior desses Chucrutes, até quando o Fluminense vai ser desprestigiado?
ResponderExcluirVamos ver como serão os termos do novo contrato. Só será bom para o Flu se o valorizar como merece. ST
ResponderExcluirO FLU, deve se aproveitar com a campanha que fez nos últimos anos, com os campeonatos que ganhamos nossa marca valorizou-se demais, e o FLU, não aproveitou isso. Pegue o contra to da ADIDAS, mostre para os concorrentes dela e veja o quanto pagam, depois, peguem a proposta do concorrente e levem a ADIDAS, façam um leilão da marca FLUMINENSE, quem der mais, leva.
ResponderExcluirO certo é que o Fluminense precisa ter a sua marca valorizada. Parece que o novo contrato já trará um novo ajuste financeiro e um investimento maior da Adidas, na casa dos vinte milhões anuais. ST
Excluir