quinta-feira, 1 de maio de 2014

Xô Superstição, Todos ao Maraca!


Superstição é uma crença infundada em certos atos, presságios ou sinais, originados de acontecimentos casuais ou coincidências, e que dariam sorte ou azar (parafraseado de HOUAISS).

O povo brasileiro é, em sua essência, supersticioso. Quase todos temos a nossa superstição, simples ou complexa, comum ou extraordinária. Ver gatos pretos ou passar sob escadas pode ser sinal de azar, assim como carregar consigo um amuleto ou mesmo usar uma certa gravata numa entrevista de emprego pode significar sorte.

E assim é para milhões de brasileiros que cultivam suas próprias supertições diariamente, nas mais diversas situações de suas vidas.

Quando a superstição se alia à paixão, aí é que ela recrudesce.

E o futebol é um campo fértil para a proliferação das mais esquisitas, se podemos dizer assim, crendices. Que o digam os botafoguenses, conhecidos por serem, dos supersticiosos, os mais radicais.

Mas todos nós torcedores temos as nossas manias. Alguns preferem usar a camisa da sorte, outros sentar em certo lugar no estádio; alguns, ainda, trazem uma bandeira daquele título de vinte anos atrás, ou a imagem de um santo protetor na carteira.

Eu tenho as minhas, não fujo à regra, e a principal delas é temer pelo desempenho do meu Fluminense quando, às vésperas da partida, a torcida está empolgada. Torcida tricolor quando enche estádio é um mau presságio, pois sempre acreditei que foi diante dos menores públicos, ou quando o time está em baixa perante o adversário, é que temos as nossas melhores apresentações.

É claro que, até para a minha própria crença, há muitas exceções; mas, superstição não se explica e não se extingue, fica ali adormecida, e, vez por outra, ressurge com todas as forças.

Agora, às vésperas do jogo contra o Vitória, ela reapareceu avassaladora. A empolgadíssima torcida tricolor promete encher o estádio, talvez mais de cinquenta mil esfuziantes tricolores, alguns vindos até de outros estados.

Nada contra. Eu mesmo faço campanha pelo comparecimento maciço, afinal de contas, a torcida tricolor estava carente de boas apresentações e, depois de um 2013 desastroso, merece assistir a uma atuação de gala no palco dos palcos.

Lá no fundo, contudo, tive medo. Medo de que cinquenta mil almas saiam do estádio decepcionadas.

Não temo mais.

Pura superstição. Como disse lá no início, mera crença infundada. Repensei o meu receio, analisei a atual situação do Fluminense e empurrei para baixo do tapete meus temores, afinal de contas estamos diante de um novo time, renovado em espírito, e sob o comando de quem entende de futebol.

E toda essa empolgação da torcida não poderia contagiar a equipe, servindo de veneno ao invés de antídoto? Também não acredito. Cristõvão, além de bom treinador é humilde. Todo aquele entusiasmo do torcedor não transpõe os muros das Laranjeiras, paredes foram erguidas e, ao que parece, a soberba de algum tempo atrás deu lugar ao estilo simplório e eficiente do nosso novo treinador, rapidamente incorporado pelo grupo.

Assim, não receio mais nada. Mandei minha superstição às favas e no sábado serei testemunha ocular de uma apresentação de gala do Tricolor. E a torcida tem todo o direito de estar empolgada, e que despeje sua energia positiva sobre os jogadores para que se sintam ainda mais motivados a brindá-la com uma grande vitória.

De qualquer forma, por via das dúvidas, irei com a minha camisa tricolor, aquela mesma que, quando visto, o time não perde.

Avante, Fluminense! ST
 
 

Um comentário:

  1. já a minha e'o inverso da sua. casa cheia sinonimo de vitoria.

    ResponderExcluir