terça-feira, 29 de abril de 2014

O Novo Marketing Tricolor

Os conselheiros do Fluminense votarão, na noite desta terça-feira, a homologação do nome de Marcelo Gonçalves para a vice-presidência de marketing do clube no lugar de Idel Halfen. O executivo, CEO da Travel Ace e um dos fundadores do site booking.com (portal especializado na comercialização de diárias de hotéis), foi indicado pelo presidente Peter Siemsen para suprir uma deficiência da administração tricolor, a exploração de sua marca. Peter não assume isso publicamente, mas a mudança operada reflete exatamente a sua insatisfação com os rumos dados ao marketing tricolor durante a sua gestão.
 
Mesmo após dois títulos nacionais, classificações consecutivas para a taça Libertadores da América e a presença em seu elenco de nomes como Conca e Fred, pouco ou nada foi feito para que a marca Fluminense fosse explorada com o objetivo de trazer recursos ao clube e aumentar o número de fãs no Brasil e no mundo.
 
Rodrigo Terra, diretor da Geometry Global, assumirá o cargo de diretor executivo de marketing e ambos já planejam uma reaproximação com a Unimed de Celso Barros, além, acertadamente, da vinculação do departamento de comunicação, antes autônomo, ao marketing do clube. Assim, Jackson Vasconcelos, que cuidava da comunicação institucional, passará a tratar especificamente dos assuntos relacionados ao presidente, uma vez que é seu assessor executivo.
 
O Fluminense precisa de um marketing atuante, com ideias inovadoras, que fortaleça e engrandeça a sua marca, algo bem diferente do que vinha ocorrendo até então. A relação com a patrocinadora master, e isso é um desejo dos novos executivos, precisa ser melhor trabalhada, considerando o vultoso aporte realizado no clube e os excelentes lucros perpetrados pela empresa de planos de saúde.
 
As expectativas quanto à melhoria do marketing e da comunicação institucional são grandes, e, o momento é de se apostar na nova gestão que se inicia. 
 
Uma ressalva, contudo, deve ser feita. Uma breve pesquisa realizada no Google com o nome da empresa booking.com, indica que a mesma foi alvo de denúncia ao Procon de Mato Grosso por, supostamente, ter praticado um acordo lesivo aos consumidores-turistas que planejavam se hospedar no Hotel Roari, em Cuiabá. Segundo a denúncia, os portais booking.com, decolar.com e o Hotel Roari teriam majorado os preços das diárias neste último, durante o período da copa do mundo, em cerca de 4.000%. Enquanto a diária no Hotel varia, nos dias de hoje, entre R$130,00 e 180,00, estava sendo anunciada para o período do evento FIFA por cerca de R$5.300,00. (Leia a notícia em http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2013/12/16/decolarcom-e-ebooking-fecham-hotel-para-copa-e-elevam-diaria-em-4000.htm).
 
A torcida tricolor só espera que a trupe que aporta ao Flu não traga outra ideia que não engrandecer o nosso clube. Basta de gestores que se locupletaram do Fluminense ao longo dos anos.
 
Que o Presidente e a torcida fiquem de olhos bem abertos, porque o Fluminense é um patrimônio de todos nós. No mais, boa sorte aos novos executivos e que tragam boas ideias ao tricolor.
 
 
Avante, Fluminense! ST

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