sexta-feira, 4 de abril de 2014

Adidas: "Nada se Cria, Tudo se Copia"

Foi aprovada pelo conselho deliberativo do Fluminense, no último dia 1o. de abril, a sua nova camisa branca, ou 2a. camisa de jogo.
 
Esperei, propositalmente, três dias para poder avaliar a impressão das redes sociais acerca da imagem do novo manto tricolor que circula pela internet. Se a voz das redes sociais não é a voz de Deus, deve-se dar a ela, ao menos, certa relevância quando se trata de avaliar a repercussão de fatos novos.
 
Não fiz uma pesquisa aprofundada, é claro. Postei no grupo Fluminense Eterno Amor, no facebook, a imagem da nova camisa e perguntei aos seus membros o que achavam. Dos 54 que expuseram suas opiniões, apenas 8, cerca de 15%, a desaprovaram.
 
Muitos, com certeza, a acharam bonita apenas por ser tricolor, sem se preocuparem com o fato de que ela é bastante parecida com dois uniformes da seleção portuguesa de futebol. Até aí nada demais, uma vez que a falta de originalidade não é algo incomum no mundo corporativo, onde impera o famigerado "nada se cria, tudo se copia".
 
Apesar do aparente plágio, a nova camisa inova em tecnologia de desempenho e será confeccionada com um material diferente do tecido do uniforme em duas partes: nas costas, os detalhes ficarão na altura dos ombros. Nas laterais, sairão da região das axilas até a barra. É uma faixa discreta em tom cinza claro com detalhe fino em verde e grená. Terá, na frente, duas faixas verticais centralizadas no peito nas cores verde e grená. separadas por uma fina faixa fina, e irão da gola até a barra.
 
O problema é que a inspiração, ao que parece, surgiu de modelos criados pela concorrente Nike para a seleção portuguesa; o primeiro, utilizado na copa do mundo da África do Sul e o segundo, nas eliminatórias da Euro 2012.
 
Independentemente da sua inspiração, a camisa, desta vez, não é feia, apesar de, particularmente, eu preferir o modelo atual, inspirado no uniforme de Assis.
 
Não é de hoje, porém, que os produtos dedicados pela empresa alemã ao Fluminense não representam o que de melhor a marca pode produzir. Nestes anos de parceria, não foram poucos os modelos que abusaram da falta de bom gosto e, agora, também, de originalidade.
 
Às vésperas de uma renovação de contrato que promete valorizar financeiramente a marca Fluminense, é preciso, também, que os seus produtos sejam compatíveis com a grandeza do Tricolor, quer pela exclusividade de criação, quer pela primazia da qualidade e bom gosto.
 
Avante, Fluminense! ST
 
Na ordem: nova camisa tricolor; camisa da seleção portuguesa para a Copa da África do Sul em 2010 e camisa da seleção portuguesa utilizada nas eliminatórias da Euro 2012.
 


 

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