domingo, 24 de agosto de 2014

Quando o Fluminense é Fluminense

Há vitórias que valem mais do que três pontos na tabela de classificação. Há vitórias que significam mais do que o simples prazer de vencer. Há vitórias, como a de hoje, que transformam o ambiente e são divisores de água.
 
Poderia ter sido pela diferença mínima e o triunfo contra a equipe do Sport teria o mesmo valor, porque o que importou, realmente, foi o time “entregar-se” em campo.
 
Na entrevista de intervalo, ainda à beira do campo, Fred foi contundente ao responder a pergunta do repórter sobre os motivos da vitória até então parcial: “Quando tem entrega...”. Fred matou a charada: “entrega”.
 
Foi essa “entrega” que alguns torcedores foram cobrar daquele grupo que sofreu três vexames seguidos, um deles histórico e, cá para mim, o alvo principal nem mesmo era Fred. Mas Fred comprou o “barulho” e aí todos sabemos o que aconteceu.
 
Uma semana caótica, cheia de disse-me-disses, fomentada pela famigerada flapress e que provocou, entre os próprios torcedores tricolores, intensa troca de farpas pelas redes sociais.
 
E a apresentação de hoje, espera-se, porá fim às discórdias, mudará o foco das discussões e dará ao grupo, aquele verdadeiramente interessado, paz para trabalhar. Independentemente do lado que se ponha, contra ou a favor de Fred, o que o Fluminense mais precisa neste momento é de paz. E é o interesse dele que devemos fazer preponderar sobre todos os outros.
 
Talvez tenha sido um episódio ocasional, brios à flor da pele em resposta a parte da torcida. Talvez não. Só o tempo dirá. Todavia, acima de qualquer rixa, de qualquer ponto de vista, é preciso deixarmos de fomentar matérias à flapress. Continuarei cético e conheço bem os motivos que levam a esse ceticismo, mas guardarei para mim toda e qualquer dúvida que venha a por em risco uma estabilidade que pode ter se iniciado hoje.
 
E sugiro aos tricolores que façam o mesmo. Que tenhamos paz, pois nem eu, nem qualquer de vocês, tenho certeza, suportariam mais uma semana como essa que tivemos.
 
E se o principal foi a vitória, os quatro gols tornaram-na ainda mais especial. Cícero que, quando joga mais avançado é um jogador formidável, fez um gol, depois de belo passe de Fred e, logo após, devolveu a gentileza para o atacante fuzilar de cabeça para marcar outro belo tento.
 
Conca, incansável, fez o dele e Fred, novamente, fez o último, novamente de cabeça.
 
Mas Fred merece um parágrafo especial. Não o via jogando como hoje desde a Copa das Confederações, quando vestiu a camisa amarelinha. Correu, movimentou-se, marcou, recuou para armar jogadas e o fez muito bem e ainda fez dois gols de cabeça. Não me recordo quando foi a última vez que fez dois gols pelo Flu.
 
Fred fez o que não fazia desde 2012 e mostrou que não esqueceu o que sabe. Coincidência ou não, deixou seu melhor repertório para um momento em que não será leviano suscitar dúvidas sobre o motivo pelo qual fez seu melhor jogo logo após todo o entrevero e a cobrança da torcida. Eu prometi não expor minhas suspeitas e não prosseguirei.
 
Fred merece os parabéns pela bela partida que fez e que começou antes da bola rolar, quando conclamou a torcida a comparecer e apoiar, mudando o discurso anterior que prometia uma greve, e que seria, na verdade, uma verdadeira retaliação à torcida e não aos poucos que ele costuma citar. Se deseja a paz duradoura com a torcida, que se torne uma rotina apresentações como a de hoje. Será bom para ele e melhor ainda para todos nós, porque não há nenhum torcedor, mesmo aqueles que, como eu, o questionam, que não deseje ter novamente o Fred de 2012 à frente do tricolor.
 
A lamentar-se, porém, o terceiro cartão de Cícero num lance infantil. O desfalque contra o Corinthians é grave. Valência e Edson, cujas lesões também parecem graves, que sejam breves em suas recuperações. Aliás, também lamento que Diego Souza, cuja vontade de bater é maior do que de jogar futebol, não tenha sido expulso de campo.
 
Uma noite de paz é o que merecemos e é o que teremos hoje. Que seja pelo restante do campeonato.
 
Avante, Fluminense! ST
 
Foto: Lancenet
 

Um comentário: