quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Cícero é Tudo!


Cristóvão iniciou a sua carreira de treinador de futebol em 2011. Apesar do pouquíssimo tempo de profissão, já aprendeu, ao contrário de alguns medalhões jurássicos, que, por vezes, para os problemas mais complexos as soluções são as mais simples.

Cristóvão não é mágico. É inteligente, observador e estudioso; sabe que uma das principais deficiências do futebol brasileiro atualmente é o passe, fundamento que dá o controle do jogo a quem erra menos. E é nisso que foca a preparação do Fluminense: treinamento de passes. E é por isso que o Tricolor tem tido a maior média de acertos de passes do campeonato.

Assim o Fluminense tem jogado, porque quando acerta os passes pode ser ofensivo, pode ser mais cauteloso, mas sempre terá o controle do jogo, diminuindo, sobremaneira, as possibilidades de derrotas.

Foi dessa maneira que o Flu venceu o América, fez o simples, acertou passes mais do que errou, muito mais. Mas se quisesse, e se tivesse o time completo, poderia fazer mais, muito mais; não fez porque não quis, porque planejou assim. A prioridade agora é o Brasileiro, e poupar jogadores faz parte de uma estratégia adequada à complexidade de um campeonato longo e desgastante.

Falarei do Cícero mais à frente. Agora falarei de Fred que, quando saiu da área, produziu mais do que dentro dela, dando excepcional passe para gol de Conca. E de Chiquinho, que parecia dono da lateral esquerda e contribuiu decisivamente para os dois primeiros gols. E de Edson, que jogou sério e não comprometeu. E da falta que senti: Henrique.

E foi o quarto jogo seguido do Flu sem sofrer gols. Sinal de que o sistema funciona e deve ser mantido, e de que Cristóvão merece ter vida longa no Tricolor.

Cícero, agora sim, Cícero. Tem valido cada centavo investido, cada minuto aguardado. É multivalente, polivalente, onipresente. É volante, lateral e beque; meia e atacante. Só falta ser goleiro. Com dois gols, mostrou que é mais artilheiro do que muitos centroavantes.

Cícero é tudo!

E quem ganha é o Fluminense que, se continuar nessa toada, dará ao seu torcedor todas as alegrias que merece.

Avante, Fluminense! ST
 
 

 

 

4 comentários:

  1. Excelente comentário!! O Mago Cristóvão não tirou nada da cartola...mas realmente põe o time para treinar passes e a se deslocar para recebr a bola.

    Vida longa ao Cristóvão no Fluminense!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vida longa a Cristóvão, em que pese sabermos que um treinador dura enquanto duram os seus bons resultados. Um grande abraço e ST

      Excluir
  2. Ótimo texto meu grande amigo. Cícero jogou demais , um jogador raro com uma inteligência técnica e tática diferenciada. Realmente tá valendo cada centavos ! Abraços e ST ! Felipe Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, meu amigo. Cícero e Conca serão diferenciais na campanha do Flu em 2014. Com eles, as chances de conquistas são maiores, não tenho dúvidas disso. Um abraço e ST

      Excluir