quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Mais Previsível Impossível

O Fluminense mostrou mais disposição do que nas duas últimas partidas. Isto é um fato.

O time correu e "mordeu" o adversário, afastando nova suspeita de que, por motivos escusos, alguns jogadores teriam feito "corpo mole" nos dois últimos jogos.

O mau resultado decorreu da lentidão habitual da equipe, cuja transição da defesa para o ataque dá ao adversário a oportunidade de se recompor até com certa tranquilidade.

Mas não foi apenas isso. Sob o pretexto de tornar a equipe menos previsível, Cristóvão inovou e escalou Fred e Walter juntos. Por óbvio, dois jogadores de características parecidas, lentos e em má fase, tornaram o time engessado e, ao contrário do que o treinador imaginara, ainda mais previsível.

O novo esquema sacrificou Cícero, que jogou mais recuado, e deixou Conca como a única opção de criação. Bem marcado, a saída de bola do Flu, invariavelmente, passava pela ligação direta. Erro antigo, já praticado por outros treinadores ( Cícero isolado na criação) e reiterado agora por Cristóvão.

Nosso treinador poderia, contudo, ter inventado uma desculpa melhor para justificar o fato que não abriria mão de Fred como titular hoje. Esqueceu que há algumas rodadas fez sucesso com o 4-5-1, onde Sóbis era o único atacante de direito, mas havia outros tantos que chegavam com força ao ataque, tornando o time mais envolvente e ofensivo.

Se houve mais vontade, faltou um esquema que desse ao Flu maior poder de fogo, não bolas cruzadas na área em busca de Fred, que continua sendo, quando está em campo, a única opção de jogada de ataque.

E quando tentou mudar algo, não mudou nada. Manteve Fred e sacou Walter para a entrada de Sóbis. 

Fred, em seu esquema, qualquer que seja, é peça obrigatória e parece que isso não mudará.

E assim o Flu foi mais previsível do que nunca, e pelo jeito continuará sendo enquanto Cristóvão não rever seus conceitos.

Avante, Fluminense! ST

Nenhum comentário:

Postar um comentário