domingo, 20 de julho de 2014

De Volta ao G4


A esperada vitória, depois de três jogos sem vencer (duas derrotas e um empate), não veio com o futebol vistoso das primeiras partidas sob o comando de Cristóvão, mas foi conquistada com muita aplicação tática e disposição do primeiro ao último minuto.
 

O começo foi ruim, com inúmeros passes errados, apesar da maior posse de bola. Foi uma parte do jogo sem chances de gol para os dois lados.
 

Walter não conseguia segurar a bola na frente, muito, também, pelo fato de a pelota não chegar em boas condições. Foram muitas bolas alçadas e pouquíssimos chutes na direção do gol, todos sem perigo.
 

Com o meio de campo que tem à sua disposição não era para ser assim. Cícero deveria jogar mais à frente, de forma a utilizar-se todo o seu repertório de ótimo finalizador e de eficiente armador. Nem por isso foi mal hoje, pois é bastante versátil e também sabe marcar. Jean pode, sem que haja qualquer prejuízo para a equipe, dar lugar a Diguinho. Com mais força na marcação, Wagner e Cícero podem render mais na criação e nas finalizações, com chegadas perigosas à frente.
 

O Flu voltou melhor para o segundo tempo, com Samuel dando mais movimentação ao ataque e a profundidade que Cristóvão pediu. Sem jogadas agudas, Aranha, exceto pela falta bem cobrada por Cícero, não havia feito qualquer defesa importante; o Tricolor, porém, após uma disputa pelo alto vencida por Samuel na entrada da área, deixou a bola livre para Conca fazer um golaço.
 

Conca, que apesar de sua integral dedicação e aplicação, vinha errando muitos passes, acertou a bola principal, um tiro certeiro que encobriu o arqueiro santista. É por isso que um jogador como o argentino, mesmo quando está mal, é imprescindível à equipe.
 

Por sorte, o gol mal anulado de Cícero não fez falta hoje. Por pouco, pois logo após o tento tricolor o Santos partiu para cima e quase igualou o marcador, primeiro com uma bola salva quase em cima de linha por Henrique, e depois, quando Arouca, por centímetros, não pôs a bola no canto esquerdo de Cavalieri.


A zaga portou-se bem. Henrique estava mais solto hoje e, com o tempo, ganhará mais velocidade e tempo de bola.
 

Foi uma vitória importante, como todas são, mas com um ingrediente a mais, que foi a tranquilidade para que Cristóvão pudesse prosseguir seu trabalho. Uma derrota hoje, provavelmente, traria instabilidade emocional aos jogadores e questionamentos ao treinador. Não é hora disso.


Oscilações ocorrem, e, as más apresentações desde o jogo contra o Bahia devem ser encaradas como etapas de um campeonato que provoca em seus competidores esse tipo de variação, justamente por ser longo e equilibrado.


A marcação ainda não está justa, próxima, como no princípio do campeonato, e a quantidade de passes errados é alarmante, o que dificulta a chegada com qualidade ao ataque. O meio de campo precisa de mais poder de marcação e qualidade na criação, problema que pode ser facilmente resolvido com o avanço de Cícero no auxílio a Conca. Wagner não tem sido esse homem.


São ajustes o que falta ao Flu. Com mais tempo e, com a percepção aguda de Cristóvão, esses problemas serão resolvidos. Elenco para isso temos.


Avante, Fluminense! ST

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário