quinta-feira, 16 de junho de 2016

Fluminense versus Corinthians

Um Fluminense incisivo, rápido e envolvente ainda é um sonho de Levir Culpi. O que se pode dizer é que o Flu tem se ajustado dentro de campo dentro de suas limitações. Afinal de contas, não dá para exigir muito de uma equipe com dois laterais fracos, dois zagueiros temerários e um meio de campo pouco criativo. Alie-se a isso, agora, a ausência de uma referência no ataque.

Ainda assim, o Tricolor tem se virado. Podia ter vencido Atlético/MG, Chapecoense e Grêmio, mas reiterou em erros que o assombram desde o início da competição: falta de criatividade no meio, pouca eficiência na frente, muitos erros de passes e inúmeras oportunidades desperdiçadas, muitas delas por afobação. Contra o Grêmio uma agravante: a assombração era o Fred, que apesar de já estar longe das Laranjeiras, parecia estar em campo, tantas foram as bolas alçadas para a área em busca não se sabe de quem.

Hoje não foi muito diferente. Fez um primeiro tempo correto na marcação, mas sem qualquer criatividade no meio – Scarpa esteve muito mal – e apenas conteve o ímpeto do Corinthians, que teve as melhores - embora escassas - oportunidades da primeira etapa. Somente no fim o Flu mostrou algo mais, incomodando a equipe paulista.

O segundo tempo começou moroso para as duas equipes, e o jogo caiu de produção, até o pênalti muito bem assinalado pelo árbitro em Cícero. Mesmo batendo mal, teve sorte, pois a bola foi rebatida para seus pés e pôde então concluir pela segunda vez e marcar o gol tricolor. O autor da falta foi expulso e aí a partida ficou à feição do Fluminense.

O Corinthians saiu para o jogo e o contra-ataque foi todo do Flu. Novamente, porém, diversas chances foram desperdiçadas, seja por erros de passes, seja por afobação ou mesmo por incompetência nas finalizações. Talvez isso explique o Flu posicionar-se na última posição das equipes com 13 pontos, uma vez que possui baixo índice de gols marcados.

Vale dizer que se a pressão final do Corinthians resultasse num gol, estaríamos agora lamentando tantas oportunidades de contra-ataques novamente desperdiçadas.

Vencemos, enfim, apesar de termo feito uma partida apenas razoável. Depois de uma série incômoda de empates, uma vitória contra um dos candidatos ao título é sempre muitíssimo bem-vinda.

Agora é ajustar o time para ser mais eficiente na busca do gol, além, é claro, de não deixar de se pensar nos reforços que são imprescindíveis para que o Fluminense almeje algo mais na competição.

E que o sonho de Levir de tornar o Fluminense uma máquina que ataca e defende com rapidez e qualidade se torne logo realidade, porque também é o que todos nós desejamos ansiosamente.


Enquanto isso, curtamos essa bendita vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário